Sobre a Hirix

 

A Empresa

A HIRIX Engenharia de Software foi criada em 2001 em Natal/RN para atender o mercado de software corporativo com foco no desenvolvimento de soluções integradas de gestão utilizando linguagens e ferramentas com código aberto (open source).

 

A empresa estabeleceu, desde a sua fundação, diretrizes para apoiar a melhoria da qualidade do processo de software no Brasil. Fomos uma das empresas pioneiras na implementação de cases do mps.BR (Modelo de Melhoria do Processo de Software Brasileiro), projeto desenvolvido pelo SOFTEX (Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro) com apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia, com base nas normas ISO/IEC 12207 1 e ISO/IEC 15504 2 , sendo também compatível com o CMMI 3 .

 

A partir de 2003 a empresa expandiu os seus serviços para outras regiões do país, instalando escritórios em Brasília/DF e São Paulo/SP, tendo participado de diversos projetos na área de desenvolvimento, integração, testes e manutenção de sistemas de alta complexidade tecnológica com instituições governamentais e empresas privadas.

 

Participou de projetos com tecnologias inovadoras, onde se destaca (entre 2006 e 2011) os trabalhos de especificação, normatização, desenvolvimento e testes de aplicativos de software para o middleware de referência (Ginga) do Sistema Brasileiro de Televisão Digital (ISDB-T), fazendo os primeiros cases de transmissões de aplicações para TV interativa no país junto clientes como a Caixa Econômica Federal, SBT, MTV e Rede Globo.

 

A empresa foi uma das fundadoras do Fórum do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre, entidade criada para apoiar a implantação do sinal de TV digital no país, tendo a sua expertise nesse segmento levado a criação de um spin-off: a HXD Smart Solutions (www.hxd.com.br), empresa que é hoje referência na criação e desenvolvimento de soluções OTT (over-the- top) de vídeo para múltiplas telas.

 

  1. ISO/IEC 12207 – Norma da International Organization for Standardization que tem como objetivo principal estabelecer uma estrutura comum para os processos de ciclo de vida e de desenvolvimento de software.
  2. ISO/IEC 15504 – Norma da que define processo de desenvolvimento de software. Também conhecida como SPICE, é uma evolução da ISO/IEC 12207, mas possui níveis de capacidade para cada processo.
  3. CMMI (Capability Maturity Model – Integration ou Modelo de Maturidade em Capacitação Integração) – É um modelo de referência que contém práticas necessárias à maturidade em disciplinas específicas de engenharia de software. Desenvolvido pelo SEI (Software Engineering Institute) da Universidade Carnegie Mellon, o CMMI foi baseado nas melhores práticas para desenvolvimento e manutenção de produtos de software e procura estabelecer um modelo único para o processo de melhoria corporativo, integrando diferentes modelos e disciplinas.

 

Sempre atentos às inovações, estabelecemos parcerias para incorporamos ao nosso portfólio o Sistema Institucional Integrado de Gestão (SIGUFRN), que foi desenvolvido e aprimorado utilizando ferramentas open source em um ambiente colaborativo ao longo de uma década e que hoje está em uso por mais de 40 instituições; e o Ycodify, que implementa o conceito de BaaS (Back-end as a Service) para oferecer uma solução que acelera a produção das equipes de desenvolvimento de software, como resposta a crescente especialização dos aspectos relacionados a construção de interfaces de aplicações web, sejam essas para dispositivos móveis ou para desktop.

 

Missão, Crenças e Valores

Atender com qualidade e eficiência as demandas de sistemas de software em organizações públicas e privadas, provendo soluções baseadas em tecnologias inovadoras, abertas e aderentes ao mercado.

Acreditamos:

  • Na construção de relacionamentos inspirando confiança;
  • Na inovação como um processo criativo e transformador, capaz de promover o desenvolvimento e a eficiência nas organizações;
  • Na aplicação da nossa expertise para criar valor para os nossos clientes.

Valorizamos:

  • A busca pela excelência técnica;
  • A agilidade no atendimento as demandas;
  • O aprendizado contínuo;
  • A disposição para aceitar desafios.

 

Metodologias e Equipe

Utilizamos metodologias abertas, aderentes a padrões brasileiros (ePing e MPS.BR) e internacionais (MDA, PMBoK, Scrum e SwEBoK) em nossos projetos e serviços.

 

Nossa equipe é composta de profissionais qualificados com graduação e pós-graduação em Engenharia de Software e áreas correlatas e larga experiência em modelagem de processos; desenvolvimento, integração, teste e manutenção de sistemas.

 

Ao longo de sua trajetória a HIRIX tem trabalhado em parceria com Universidades e Institutos Tecnológicos para descobrir talentos na área de software, abrindo oportunidades para estágios, cursos e workshops de atualização tecnológica e para a participação nas equipes dos nossos projetos de software corporativo.

 

Trabalhe conosco

É por meio dos nossos colaboradores que transformamos desafios em oportunidades para oferecermos soluções e serviços de qualidade aos nossos clientes.

 

Trabalhamos em um ambiente de inovação e de aprendizado contínuo, que utiliza as TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) como um instrumento capaz de modificar e melhorar as organizações e a sociedade como um todo.

 

Faça parte da nossa equipe!

Envie o seu currículo para: rh@hirix.com.br